Lifestyle | Dona Micas entrevista... Liquen Boards #11

Hoje, trago-vos a entrevista a dois jovens empreendedores aqui, da cidade de Aveiro, que aliaram o seu gosto pela natureza e pela aventura e criaram a Liquen Boards. A marca evoluiu e agora surgiu a Liquen Eyewear! Convido-vos a conhecerem!

Nome: Paulo Pinheiro e Cândido Cruz
Idade: 37 e 45
Profissão: Engenheiro do Processo e Gestor da Empresa

Apresentem-se, falem-nos um pouco acerca de vocês.
Ambos licenciados - o Cândido em Química e o Paulo em Engenharia Cerâmica e do Vidro - com experiência profissional variada e muito ligados ao mundo do outdoor e recreação ao ar livre, é na criação e desenvolvimento de produtos/ marca que encontramos a nossa motivação.

São sócios, como se conheceram?
Em 2013, e cada um no seu percurso individual, estávamos naquela situação algumas vezes conhecida como “entre empregos”!
Os nossos caminhos cruzaram-se cada qual se inscreveu numa formação em Especialização em Gestão de Empresas.Com o decorrer do tempo, fomos identificando e partilhando o gosto comum pela criação, pelo mar e com uma vontade de avançar com algo que fosse nosso e inovador.

Como surgiu a ideia de criarem a Liquen Boards? Porque escolheram este nome?
Associado à paixão pelo elemento água e à prática do Stand Up Paddle enquanto actividade de lazer, criamos a Liquen Boards que desenvolve e fabrica pranchas de stand up paddle ecológicas.
Liquen surge do próprio conceito associado ao nome. É uma simbiose que existe na natureza entre uma alga e um fungo, onde um alimenta e outro protege.
É esta simbiose que procuramos manter da mesma forma, protegendo a natureza que nos alimenta.
Neste sentido temos como objectivo criar produtos que sigam esta lógica.


Contem-nos um pouco mais acerca da vossa marca, que originalmente se dedica ao fabrico e desenvolvimento de pranchas de stand up paddle.
A Liquen Boards fabrica e desenvolve pranchas de stand up paddle ecológicas.
Recorremos a materiais como cortiça, madeira, bio resinas e fibras naturais conjugados com processos handmade ou outros mais tecnológicos como CNC ou infusão a vácuo.
Ao longo deste percurso criativo, fomos criando vários produtos vencedores em alguns concursos.


Querem-nos contar acerca do mais recente projecto (óculos de Sol)?
Os óculos de sol foram um seguimento lógico para nós onde, com as mesmas bases, recorremos a madeiras provenientes de plantações controladas, criando óculos únicos.
Pintados à mão com temas personalizados, ou acrescentando papel de publicidade dando um efeito único e um visual urbano, surgem assim peças exclusivas e de qualidade superior.


Sei que ainda está em protótipo, mas para quando se prevê o seu lançamento?
Nesta fase, a fase de prototipagem para o primeiro conceito que queremos apresentar já se encontra finalizada.
Portanto, estamos prontos para lançar os óculos de madeira handmade personalizados, cuja marca é Liquen Eyewear.



Tudo em torno da vossa marca parece demonstrar uma enorme consciência ambiental, é verdade?
Foi algo que tomamos como fundamental na nossa proposta, porque é a nossa filosofia e maneira de estar. Faz todo o sentido nos dias de hoje ter a consciência do futuro.



O Stand Up Paddle sempre fez parte da vossa vida enquanto desporto ou só surgiu depois de criarem a Liquen Boards?
Surgiu antes, porque já o praticávamos nos tempos livres, mas ganhou outra forma após a Liquen Boards surgir. A outra vertente que disponibilizamos são os baptismos, passeios e aulas, porque queremos dar a conhecer esta esplêndida modalidade, que pode ser desfrutada a sós, com um grupo de amigos ou em família.
Nesse sentido, investimos na nossa formação, estando qualificados como instrutores certificados pela IOSUP.

Quais os principais desafios/dificuldades que vão enfrentando, enquanto inovadores eempreendedores?
Qualquer desenvolvimento consome muito investimento financeiro e de tempo com prazos finais que por vezes se dilatam mais do que previsto. Achamos que a falta de financiamento foi mesmo a dificuldade principal, onde tivemos que investir o nosso próprio dinheiro sem garantia de retorno. Mas também nos apura a arte e o engenho para obter respostas aos desafios que nos vão surgindo, de forma a chegar ao objectivo que pretendemos!


Fisicamente estão em Aveiro, acham que se tivessem fixado numa cidade maior (Lisboa ou Porto), o trajecto da Liquen Boards teria sido diferente?
Não acreditamos que teria sido melhor noutro lado. É verdade que existirão outros meios e acesso a mais oportunidades mas em Aveiro também temos acesso a condições únicas para as actividades de SUP com a ria e o mar tão perto e tão acessíveis.

Como ocupam os vossos tempos livres?
A Família, o Stand Up Paddle, mas também a pesquisa e acompanhamento de novos materiais, processos e últimos trends de sustentabilidade.

Um dia perfeito seria…

Pegar nuns óculos Liquen Eyewear, numa prancha SUP e numa fresquinha e ir fazer Stand Up Paddle para a Ria com a família e os amigos!

Beijo*
DONA\\MICAS

Comentários

Mensagens populares