Lifestyle | Dona Micas entrevista... Ana Canavarro #16

Conheci a Ana no último Verão, aquando da minha Formação em Marketing Digital pela Modatex. Foi uma das minhas formadoras e, logo percebi, que existia por ali muito conhecimento e informação deste mundo do digital que valia a pena dar a conhecer, através desta entrevista.

Nome: Ana Canavarro
Idade: 40 anos
Profissão: Professora universitária e formadora

Apresenta-te, fala-nos um pouco acerca de ti.
Sou, acima de tudo, uma pessoa apaixonada pelo conhecimento, com uma grande curiosidade sobre o mundo que a rodeia e com a exacta consciência de que tudo o que sei hoje pode não ser válido amanhã, dadas as rápidas transformações a que assistimos. Esta volatilidade, pelo desafio que acarreta, funciona como uma ‘mola propulsora’ para mim.


Qual a tua formação de base e como vieste parar à área do Marketing Digital?
Cheguei a ser advogada, mas não me sentia realizada. Quando descobri o marketing, apaixonei-me pelas suas potencialidades de inovação, disrupção e criação. Tinha descoberto um mundo novo, com uma linguagem criativa e pluridisciplinar, através do qual sentia que podia, finalmente, voar.

O que mais te fascina neste mundo do digital?
Acima de tudo, a velocidade com que as coisas vão acontecendo e mudando, não havendo lugar para a monotonia. Por outro lado, as possibilidades interativas e de comunicação ‘many-to-many’ (como refere o sociólogo Castells) que o digital permite. Nunca a ‘aldeia global’ de Luhmann esteve tão interconectada, o que acarreta vantagens, mas também desafios de gestão. Esta possibilidade do ‘one-to-one marketing’, de criar diálogo com as audiências, que antigamente era impossível (tínhamos apenas uma comunicação ‘top-down’) fascina-me. Assim como o digital storytelling, pois sou uma amante de bons conteúdos e histórias. As histórias são o que de mais humano existe e permanecem ao longo dos tempos.

Clique na imagem em baixo e aceda ao vídeo da entrevistada sobre a "Importância do Storytelling no mercado B2B"
Tens também um blog, que se chama, Marketing Digital Retalho. Quais as temáticas gerais que abordas?
É um blogue de investigação em tendências de mercado na área do marketing de retalho, com um enfoque especial no digital, na moda e na tecnologia. Como trabalhei muitos anos com Retalho (gestão de centros comerciais) acabei por estar sempre a acompanhar os fenómenos nestas áreas.

Achas que o Marketing Digital é uma boa área para quem, por exemplo, pretende iniciar agora a sua carreira profissional?
Atendendo à minha experiência, acho que é preciso, acima de tudo, gostar-se daquilo de que faz. Quando há paixão, tudo  é possível. Do lado do mercado, acredito que há oportunidades no marketing digital, para pessoas com perfis pluridisciplinares e que estejam dispostas a alargar as suas competências, nomeadamente no multimédia.

O que achas que os produtos/serviços/marcas não estão a fazer para terem mais sucesso no mundo digital?
Na minha opinião, a comunicação só faz sentido de forma integrada e a 360º. Há marcas que ainda vêem o online separado do offline e isso é um erro. Por outro lado, há que saber escutar e conversar com o cliente e há marcas que ainda têm dificuldades com isto.



Achas que qualquer pessoa pode ter sucesso no mundo digital e que para isso basta querer ou, pelo facto de diariamente sermos inundados com toneladas de informação, só quem for mesmo bom acaba por ter sucesso?
Hoje em dia, dada a saturação do mercado e elevada concorrência em vários sectores de actividade há uma maior exigência a todos os níveis. Definitivamente, é necessário saber-se aquilo que se está a fazer e proceder a avaliações e testes constantemente, para averiguar a eficácia das ações. Muito importante é possuir uma estratégia elaborada por um profissional e não apenas um plano de ações casuísticas.

Em termos mais pessoais e, no se se refere ao teu estilo, qual a peça de roupa que não pode faltar no teu guarda roupa?
Adoro jumpsuits, são práticos e, ainda por cima, estão na moda!

Como definirias o teu estilo?
Acho que é casual. Gosto muito de streetwear, que se tem vindo a democratizar e  o blazer ajuda para as situações mais formais.


És uma makeup addicted ou uma adepta da cara lavada?
Gosto de makeup, mas na quantidade certa.

O que mais gostas de fazer nos teus tempos livres?
Viajar, conhecer e provar a gastronomia dos lugares.


Um dia perfeito seria…
Na praia, a assistir a um magnífico pôr-do-sol, seguido de um jantar em boa companhia.

Qual a frase ou expressão que poderá melhor traduzir a tua filosofia de vida?
“Querer é poder”!

O meu Muito Obrigada!
Beijo*
DONA\\MICAS

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