Fashion | Slow Fashion, já ouviu falar?!

Sabe o que quer dizer o termo Slow Fashion?


Esta designação, surgiu em Londres no ano de 2014 em contraposição ao conhecido termo, Fast Fashion
Enquanto a Fast Fashion prioriza a fabricação em massa e, de certa forma, incentiva ao consumismo, ao recurso à mão de obra barata e à utilização de materiais bastante acessíveis causando, pelo seu curto ciclo de vida, um enorme impacto ambiental. A Slow Fashion, surge como um movimento que valoriza uma produção mais sustentável, promovendo uma maior consciencialização sócio-ambiental. Pretende-se, desse modo, que a longevidade das peças de vestuário, calçado e acessórios seja mais prolongada, que os materiais sejam mais nobres e que as peças sejam mais intemporais, não tão vítimas de tendências. No fundo, o seu objectivo é de uma moda mais sustentável, direccionada para a qualidade dos produtos, e não para a sobrevalorização da aparência dos mesmos. Resumindo, trata-se de um movimento que incentiva a um consumo mais consciente e responsável.

A título de curiosidade, só nos EUA, a população consome mais de 13 milhões de toneladas de tecido anualmente, o que resulta num gasto de cerca de 2 biliões de litros de água. É esta massificação da produção, que acarreta graves danos ambientais, sociais e económicos, especialmente em zonas como Índia ou China, onde se ignoram muitas vezes os direitos humanos para se fazer roupa barata e acessível a todos.

Como resolução de 2019, tentarei seguir alguns princípios deste movimento, assim, como profissional, tornarei este um tópico a explorar em todas as sessões de Consultoria de Imagem e como consumidora farei sempre o seguinte exercício:
  1. Preciso realmente de adquirir esta peça?
  2. É uma peça tendência ou intemporal?
  3. Qual a sua composição (matéria prima mais nobre)?
  4. Qual a sua proveniência?
Quem também está em sintonia comigo e pretende que 2019 seja um ano mais Slow Fashion?

Daniela Sá Styling e Consultoria de Imagem

Beijo*
DONA\\MICAS

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares