Fashion | Como Comprar nos Saldos

Compras em Saldos, como fazer?


A época de saldos está em pleno! 
Todas as lojas têm as suas peças em saldos e o apelo ao consumo é mais que muito. São vários os factores que impulsionam à compra, nós mulheres, temos um histórico de fazer compras emocionais, isto é, muitas vezes compramos só porque estamos triste ou porque é barato.
Talvez seja o momento de dizer chega a este comportamento e começar-se a fazer compras mais racionais, sobretudo, em altura de saldos, pois a tentação é maior e a tendência acaba por ser a de adquirir peças que na realidade nem se necessita.

Siga as seguintes dicas e não se perca:

  1. Comece por analisar o seu guarda-roupa (apenas as peças da estação corrente). Retire tudo o que não usa, que está velho, que não serve ou que está estragado. Só assim poderá analisar o que efectivamente tem e o que lhe faz falta.
  2. Tente perceber se tem todas as peças chave de um guarda roupa versátil e fácil de usar, como por exemplo, uma camisa branca ou um lazer preto. Caso não tenha alguma dessas peças, inicie a sua shopping list com essas peças.
  3. Tente perceber qual a paleta de cores que mais lhe agrada e a que melhor conjuga com a actual paleta do seu guarda roupa. 
  4. Analise o guarda roupa e tente perceber se apenas tem peças chave ou se é um guarda roupa equilibrado, onde peças de tendência, básico e acessórios têm um bom destaque.
  5. Perceba se consegue criar vários coordenados usando a mesma peça ou se necessita de alguma peça transformadora para rentabilizar as peças que já tem (por exemplo, um acessório extra ou uma peça padrão, que sirva de ligação a peças de diferentes tons).
  6. Complete a sua shopping list com os itens que considera estar em falta.
  7. Estabeleça um budget a gastar (um valor que não interfira no orçamento mensal e que efectivamente possa dispender).
  8. Faça alguma prospecção online antes de se aventurar numa ida ao shopping.
  9. Quando tiver dúvidas em relação a uma peça, compre e experimente novamente em casa, conjugando com peças do seu guarda e aí tome a decisão final quanto à sua aquisição.
  10. No que se refere a peças chave, guarde uma boa fatia do orçamento, pois são peças intemporais que devem ser de boa qualidade pois o objectivo é que durem alguns anos.
  11. Em relação às peças tendência tente perceber se se irão usar na estação seguinte mas não faça um grande investimento nelas, pois dentro de pouco tempo ir-se-ão deixar de usar.
Veja mais dicas de boas compras em época de saldos aqui. Compre de forma racional e apenas o que realmente necessita.
Substitua um comportamento mais consumista pelos princípios do Slow Fashion. Ficou curiosa?! No próximo artigo vamos explorar este tema e, se até lá, precisar de ajuda para um detox no seu guarda-roupa, para a realização de uma lista de compras e de orientação numa ida às compras não hesite em contactar.

Daniela Sá Styling e Consultoria de Imagem

Beijo*
DONA\\MICAS






Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares