Lifestyle | Dona Micas entrevista... Sílvia Ferreira #12

Hoje trago-vos uma entrevista pela qual esperava há muito tempo! Para mim uma das maquilhadoras mais especiais com quem trabalhei, que é feliz na profissão profissão que escolheu e, tal como eu,  encoraja as mulheres a perceberem a importância da imagem no seu todo e da maquilhagem em especial.  Uma pessoa extremamente simpática, profissional, activa que vão adorar conhecer!

Nome: Sílvia Ferreira
Idade: 37 anos
Profissão: Maquilhadora

Apresenta-te, fala-nos um pouco à cerca de ti.
Olá, chamou-me Sílvia Ferreira tenho 37 anos, alfacinha e, boa rapariga, casada há 14 anos e tenho uma vida profissional de cigana sempre de um lado para o outro, sou maquilhadora freelancer.



Como surgiu a vontade de te tornares maquilhadora?
Olha, para ser sincera, a vontade de ser maquilhadora surgiu sem me aperceber. Eu aos meus 20 anos e, depois de ter começado a trabalhar um ano antes e ter poupado o meu primeiro dinheiro, tirei um curso de fotografia, na altura, na Etic. Nos projectos finais de curso que tínhamos de apresentar, dava um toquesinho de maquilhagem para que o resultado fosse melhor e o clic foi-se dando, aos poucos e, o gosto pela maquilhagem tornou-se cada vez mais forte. Adorava fazer fotos de beauty onde a minha criatividade fotográfica falava mais alto e também onde me esticava mais na maquilhagem, isto sem ter qualquer formação na área, o meu limite era a minha imaginação. Claro que eu já me maquilhava, para trabalhar, quando saía socialmente e as vezes ás minhas colegas também, mas acho que o bichinho sempre esteve lá, eu é que não tinha percebido. Na secundaria frequentei artes e adorava desenhar rostos, olhos, bocas, juntava pormenores destes com desenhos abstratos ate cheguei a vender alguns quadros e era recorrente este tema nos meus desenhos, e depois foi com posso dizer no curso de fotografia que encontrei a profissão que me realiza.


Quais os tipos de trabalhos que uma maquilhadora pode realizar e quais são os que mais gostas?
Os tipos de trabalhos que nós podemos fazer são muito relativos porque, a área da maquilhagem é um mundo de possibilidades e, depende do nosso gosto, vocação e de onde fazemos a formação, por exemplo. O curso da Antónia Rosa é orientado para trabalharmos em várias áreas, é muito vasto, permite-nos trabalhar em moda, publicidade, televisão, teatro, temos também uma pequena abordagem com caracterização e è bom um curso abrangente, porque tens contacto com várias áreas e podes escolher a que mais gostas.
O que eu adoro fazer é moda, adoro fazer maquilhagem para editoriais, e também maquilhagem de valorização pessoal. Ver a reacção da pessoa quando se vê maquilhada é muito gratificante, é realizar-nos um bocadinho todos os dias.


Na tua opinião, qual o poder/peso que a maquilhagem pode ter na vida de uma mulher?
Bem o poder/peso que a maquilhagem tem na vida de uma pessoa é ENORME, é como a roupa ou o cabelo, é igualmente importante, mas infelizmente muitas pessoas não se dão conta disso! Visualizem olharmos para um homem elegante que usa um fato que lhe assenta na perfeição e... usa uns sapatos velhinhos todos enrugados, já gastos, estraga tudo, todo o nosso visual/aparência trabalha em equipa porque um faz valorizar/compor o outro, e esse conjunto todo é um bust de confiança no nosso dia a dia.


Achas que importante saber as cores que mais se adequam a cada pessoa, consoante tom de pele, cabelos e olhos, ou o mundo da maquilhagem é livre e o mais importante é a criatividade?
Toda essa pergunta é a resposta 😁 é muito importante sabermos o que nos favorece e termos criatividade para usar livremente a maquilhagem, a maquilhagem vai muito além de uns olhos esfumados e de um batom vermelho, isto é, uma pessoa para estar maquilhada não precisa de ter primer, base, corrector de olheiras, sombra ou várias sombras de olhos, blush, rímel, lápis, etc... precisa sim de perceber quais as suas necessidades e do mundo que é a maquilhagem saber o que a faz sentir bem e usar essa sabedoria com o tempo que dispõe. Pode usar simplesmente um corrector de olheira, máscara e um toque de cor nos lábios e estar linda e confiante, mas é sempre necessário uma aprendizagem/dedicação/experimentação para depois usar de forma criativa essa sabedoria.


A maquilhagem mais bonita é...
A que nos faz sentir bem, bonitas, que a gente se olhe ao espelho e se goste de ver, esse é o verdadeiro sentido que a maquilhagem tem na minha opinião.


Sei que és uma pessoa super dinâmica e apesar de morares na zona de lisboa fazes trabalhos em todo o país, caso alguém te queira contactar como o poderá fazer?
Pode-me contactar através das redes sociais tenho os meus contactos todos disponíveis, sou acessível posso é demorar um bocadinho a responder...
Telemóvel 938753524
E-mail silviaaferreira@hotmail.com


No âmbito pessoal, quais os produtos de maquilhagem dos quais não prescindes no teu dia a dia?
Dos produtos de maquilhagem que não prescindo são os de cuidados da pele, desmaquilhante de olhos, desmaquilhante da pele, creme hidratante, serum, e protetor solar, e a minha massagem facial, esta parte é a mais importante da maquilhagem, porque se tens boa pele tens um bom resultado de maquilhagem seja ela que maquilhagem for, e depois no meu dia a dia uso uma maquilhagem simples, muito discreta, não prescindo de corretor de olheiras, rímel, um toque de coral nas maçãs do rosto e 6 ou 7 cores de batons que andam sempre comigo na minha mala hahhaha esse andam sempre comigo




Gostas de moda? Como definirias o teu estilo?
Gosto muito de moda mas no que toca a mim ao meu estilo sou muito pratica e não sou de arriscar muito, o meu estilo não sei bem como categoriza-lo mas simples, composto hahahah!


Quais as peças que não dispensas? Que cores preferes usar?
As peças que não dispenso calça ganga escura, ténis all star ou uns botins rasos, e casacos, casacos, casacos tenho verdadeira paixão por casacos adoro-os todos, cada estação é um problema. As cores que mais gosto de usar, sempre calças escuras e nas partes de cima uso muito Brancos e a minha cor preferida coral mas em geral uso as cores que se usarem mais na altura, gosto mais de me ver com cor do que com preto é muito raro usar uma parte de cima preta nem sempre me gosto de ver.

O que mais gostas de fazer nos teus tempos livres?
Nos meus tempos livres gosto de me organizar, inspirar, ver revistas, Pinterest, tenho sempre mil e umas ideias/pensamentos na cabeça e então nessas alturas aproveito para organiza-las e "editá-las", e ficar quieta com as minhas gatinhas ao colo, é tão bom.

Um dia perfeito seria....
Uuiiiii pergunta difícil porque há várias coisas que fazem o meu dia ser perfeito, estou com a pessoa que gosto, temos a nossa casa, trabalho no que gosto, ver as reações das minhas clientes maquilhadas por mim é das coisas mais gratificantes no meu trabalho tudo junto faz com que os meus dias sejam perfeitos. E claro voltar a fazer um salto de queda livre desta vez mais alto que 3000 m (que desta altura já saltei) e viajar agora que a próxima seja passar a passagem de ano/os meus anos a conhecer Paris (estamos a trabalhar nisso, hahahaha)


Beijo*
DONA\\MICAS

Comentários

Mensagens populares