Lifestyle | Dona Micas entrevista... Carlos Rodrigues #10

Hoje apresento-vos um dos excelentes fotógrafos da nossa praça, com uma vasta experiência na área da fotografia de Moda, Desporto, Publicidade,... Mas que, se destaca sobretudo, pelo seu profissionalismo, empenho e espírito de equipa! Convido-vos a conhecerem!

Nome: Carlos Rodrigues
Idade: 37   
Profissão: Fotografo

Apresenta-te, fala-nos um pouco à cerca de ti.
O meu nome é Carlos Rodrigues, sou e Lisboa e tenho 37 anos, sou fotografo profissional e freelancer desde 2005, trabalho maioritariamente nas áreas da Fotografia de Desporto, Moda e Eventos, passando pela Publicidade, Música e basicamente tudo o que tenha pessoas envolvidas, sou neste momento colaborador de várias publicações e de uma das maiores agências de fotografia mundiais a Getty Images.



Como surgiu a vontade de te tornares fotógrafo?
Nem sei, acho que está comigo desde sempre, desde novo era sempre eu que tirava as fotografias nas férias, e nas festas e com o tempo fui aprofundado esse gosto com formações e workshops, muita tentativa/erro, ainda hoje é um pouco assim, mas faz parte da nossa evolução profissional.

Quais os tipos de trabalhos que costumas realizar? Quais são os que mais gostas?
Como já referi, eu trabalho mais na área do Desporto e da Moda, com publicações em várias revistas e jornais, por todo o mundo, e alguns projectos de Moda online que acompanho desde o inicio e colaboro regularmente com eles.
Quanto a segunda questão, é muito simples para mim, basicamente tudo o que envolve lidar e fotografar pessoas, quanto mais pessoal e intimo melhor.





Quais as maiores dificuldades que um fotógrafo pode enfrentar na sua profissão?
Ao contrário de que se pensa é bastante fácil começar a fazer fotografia , basta comprar uma maquina e começar dar ao dedo, agora a sério, a maior dificuldade não é começar mas sim mantermos na profissão, é o conseguirmos sermos pagos por isso e o sermos reconhecidos pelo o nosso trabalho, hoje em dia as pessoas querem bom e barato e isso não existe ou se é bom e não pode ser barato ou se é barato e a qualidade como em todas as outras coisas não pode ser a melhor, e muitas vezes essa escolha sai cara no resultado do produto final.
A falta de aposta nos novos talentos é uma dificuldade, nós portugueses somos um povo de costumes e custa-nos muitas vezes apostar e dar valor a coisas novas até serem uma nova moda passageira.

Parece que de repente, toda a gente se começou a interessar por fotografia, achas que o mercado está lotado? Que conselho darias a alguém que quisesse iniciar agora essa profissão?
Sim, é verdade há muitos e bons novos fotógrafos em Portugal, na área dos casamentos, principalmente, estamos cada vez melhores inclusive a ganhar prémios lá fora constantemente, eu continuo a pensar que há lugar para todos, desde que, façam as coisas como deve ser, o próprio mercado e as suas exigências, vai encarregar-se de fazer uma seleção de natural dos bons profissionais dos maus, e para quem trabalha como deve ser e é bom terá sempre trabalho.
O maior conselho que posso dar é terem paciência as coisas levam o seu tempo a construir e uma carreira como fotografo não é diferente, dependendo dos contactos que tenham ou não, leva mais ou menos tempo a conseguir-se viver da fotografia e a fazermos o que gostamos que é fotografar, também temos o problema dos pagamentos com prazos super dilatados mas esse seria um tema para toda uma outra conversa.




Também estás ligado à fotografia de moda. Gostas desse tipo de trabalho, mais de equipa, por assim dizer, onde existe um stylist, um maquilhador, por exemplo? Ou preferes trabalhos mais solitários?
Sim eu como já disse considero-me uma pessoa de pessoas, gosto de fotografar principalmente pessoas e tudo o que tenha pessoas, e muitas vezes é preciso uma equipa para nos ajudar nesse processo, na fotografia de moda é essencial mesmo, ter uma makeup and hair artista, um stylist para cuidar da roupa para nos libertar dessas preocupações e dedicar-nos com a nossa parte que é a fotografia.


Esclarece-me uma dúvida, que sou uma ignorante em termos de ferramentas para trabalhar fotografias, há mesmo ferramentas que são mágicas e que conseguem alterar muito a fotografia original?
Sim é verdade, existem algumas que nos ajudam e permitem fazer verdadeiros milagres ou mesmo alterar por completo uma fotografia, nunca fui grande fã desses métodos mas admito que uso para fazer pequenos retoques nas minhas imagens, mas acho que isso será igual a todos os fotógrafos amadores ou profissionais.




Sei que fazes trabalhos por todo o país, onde poderemos conhecer melhor o teu trabalho e como te podemos contactar?
Sim tenho a felicidade devido ao facto de ser freelancer de andar sempre de um lado para o outro onde o trabalho me leva, tenho a felicidade de ter alguns clientes estrangeiros o que me leva a fotografar algumas vezes fora.
Quem quiser ver mais o meu trabalho tem a minha página de facebook como é óbvio hoje em dia é um must have onde me podem contactar talvez mais diretamente e rapidamente: http://www.facebook.com/photocarlosrodrigues 
ou o meu site http://www.carlosrodriguesphoto.com

Sempre que não estás a trabalhar, como ocupas os teus tempos livres?
Não há tempos livres para mim, nem sei o que isso é, lol, um fotografo freelancer está sempre a trabalhar, ou a fotografar, ou a editar imagens, ou a contactar clientes, ou a procura de novos clientes, ou mesmo a tratar da parte administrativa, e não há horários no meu caso como trabalho com muitos clientes estrangeiros obriga-me a estar a trabalhar muitas vezes nos fusos horários deles, mas sempre que posso tento dar atenção a família e praticar algum desporto e viajar.

Um dia perfeito para ti seria…
Não acredito que haja dias perfeitos acho que é beleza da viva, e o facto de fazeres o que gostas como profissão muitas vezes não sentes aquela obrigação de ires trabalhar o que faz que tudo corra mais facilmente, nem tudo é um mar de rosas como é óbvio, mas respondendo a pergunta, um dia perfeito para mim seria talvez um dia sem preocupações inerentes a vida de um freelancer.

Beijo*
DONA\\MICAS

Comentários

Mensagens populares